Problemas que muitas pessoas têm
Nesta página vamos falar de problemas que afligem muitas pessoas. Caso tenha problemas com olhos de peixe, unhas encravadas, frieira, prego da unha ou verrugas, aconselhamos que se dirija a um podólogo. Ele é um especialista com a devida formação profissional.
Muitos podólogos usam os produtos da MOSADAL.
Para prevenir ou remediar esses problemas os nossos produtos se enquadram perfeitamente nos tratamentos adotados pelos pódologos.
Casos não muito graves, no entanto, podem ser resolvidos com MOSADAL
Leia em seguida:
Olhos de peixe
O olho de peixe é um endurecimento da pele devido ao aumento nas células da área comummente chamado de calo ou hiperqueratose. A pressão intermitente ou fricção produz um acelerado crescimento de cêlulas mortas (queratina). Causa disso pode ser uma pressão externa, como o sapato ou uma pressão interna, por exemplo um mau posicionamento da planta do pé quando o esqueleto do pé sofreu anomalias tais como deformaçoes no decorrer da vida. Dessa forma, cada passo produz uma pressão irregular e desiquilibrada na planta do pé.
Consequência disso: Nos locais em que a pressão é irregular e forte demais os pontos de reflexo da pele são regativamente estimulados e a pele produz um excesso de queratina nas camadas exteriores da pele. O constante impacto, sempre no mesmo local da planta do pé, tem como resultado que no centro do calo acentuado, com o decorrer do tempo, vai se formando uma espécie de espinho de queratina totalmente endurecida (clavus) que exerce pressão nos pontos de reflexo. Na medida que o calo for endurecendo e crescendo ele atinge a "cutis" e "subcutis" e pode até, por fim, afetar o "periósteo" dos ossos, podendo afetar os nervos e os vasos sanguíneos.
Remoção do olho de peixe
Uma vez que o olho do peixe se desenvolveu fica dificil de se livrar dele. O método radical seria uma cirurgia na qual o "clavus" e todo o material queratinoso são cortados com um bisturí quem tem forma de uma colher. O problema desse metodo: A cicatriz que se forma depois desta cirurgia continua sendo registrada pelos pontos de reflexo e esses voltam a produzir novamente. É essa ligeira pressão que faz o calo voltar justamente no mesmo local..
A remoção do olho de peixe com MOSADAL funciona de forma inofensiva, sem ferimento e sem cirurgia.
Primeiro é necessário eliminar os calos que eventualmente possam cobrir o olho de peixe. Depois de removido as camadas do calo, coloca-se um anel de um creme bem viscoso (por exemplo Hipoglós) em volta do olho de peixe (esse tem que ficar sem creme). Depois colocar um pedacinho de algodão e molhar com algumas gotas do Emoliente MOSADAL. Deixar agir por 15 minutos. Se o olho de peixe estiver coberto de uma plaquetinha, essa nem sempre se amolece com apenas uma aplicação. Aí, é necessário fazer uma segunda ou terceira aplicação. Removida a plaqueta faz-se uma quarta ou talvez até quinta aplicação. A pele em volta do olho de peixe está protegida pelo creme Hipoglós.
A espinha que - aos poucos - aparece nem sempre no primeiro dia pode ser removida. Ela pode estar bem fundo, quase escondida, na pele, Aí, é necessário voltar a fazer mais aplicações quatro, cinco dias, uma semana depois, procedendo da mesma forma, sempre protegendo a pele ao redor com Hipoglós.
Saiba: Um calo que se desenvolveu durante meses ou até mesmo anos demora para ser eliminado. Por isso pode acontecer que o procedimento - acima descrito - tem que ser repitido durante várias semanas dependendo do tamanho do olho de peixe. A gente aconselha uma aplicação por semana até a eliminaçã0 completa.
Finalmente, quando o espinho aparece bem visivelmente, às vezes é possivel puxá-lo para fora com uma pinça. Se ainda tiver camadas de células mortas ao redor ou por baixo, essas podem ser amolecidas e removidas com outras poucas aplicações - se for necessário uma semana depois - até as últimas camadas serem eliminadas..... e tudo isso sem irritar e ferir a pele saudavel por baixo!
Às vezes o olho de peixe consiste numa bolinha em vez do espinho. Essa bolinha é retirada bem mais facilmente. Mas o procedimento é o mesmo!
Resumindo: A remoção de um olho de peixe é um "TRATAMENTO". Esse pode demorar um pouco. Mas a grande vantagem é que agora com MOSADAL é possivel eliminar todo o olho de peixe SEM FERIMENTO e SEM PRODUZIR UMA CICATRIZ que faz o olho de peixe voltar!
Uma vez o olho de peixe ser removido, é importante ficar de olho para evitar que um novo calo esteja querendo voltar. Aí, faz-se uma manutenção de vez em quando, sempre mantendo a pele limpa e isenta de asperezas, calosidades, calos etc.
Também é muito importante usar sapatos de boa qualidade. Muitas vezes sapatos de baixa qualidade ou por exemplo sapatos com salto alto podem acabar produzindo olhos de peixe, Ainda mais quando há mau posicionamento da planta do pé!
Unhas encravadas (onicocriptose)
Unhas encravadas são um problema que afeta muita gente e pode causar bastante dor quando a borda das unhas cresce e atinge outras estruturas dos dedos se encravando na pele.
Suas causas são muito variadas, podem resultar de características anatômicas da pessoa, uso de calçados inadequados tais como por exemplo sapatos apertados, especialmente na ponta. É preciso evitar o corte de unhas muito rente e cortar as bordas bem retas, evitando o crescimento e formação arredondada.
Casos graves devem ser tratados por podólogos. Porém, tratando-se de um estágio inicial, MOSADAL pode resolver o problema.
Para esse fim forma-se um rolinho bem fininho de algodão Este rolinho é colocado para baixo da unha encravada. Caso a unha encravada tenha provocado uma inflamação, deve-se esperar uns dias até a inflamação passar.
Em seguida, coloca-se uma camada fina de algodão em cima da unha e encharca-se o local com o Emoliente MOSADAL. O rolinho de algodão vai chupar o Emoliente MOSADAL para baixo da unha, amolecendo o tecido morto que - pela constante pressão exercida pela unha encravada - se transformou num calinho super duro, localizado por baixo da unha, mas inalcançavel para ser tratado e eliminado. Deixando agir o Emoliente por cinco a dez minutos, esse tecido morto é amolecido. Ao puxar o rolinho de algodão para fora, esse material amolecido é removido.
A superfície da unha foi amolecida também. Agora, usando um removedor de cutículas, uma primeira camada de material amolecido dela pode ser raspada embora. Voltando a fazer uma ou mais duas aplicações em seguida, conseque-se raspar embora mais material da unha, especialmente nas partes da unha que se encravaram. Repetindo esse procedimento uma vez por semana, vai se dando uma forma mais propícia à unha de forma a ela não se encravar mais.
Esse TRATAMENTO pode demorar várias semanas, pois a unha é bastante grossa. Modificar e remodelar a forma da unha - como descrito aqui - pode então demorar algumas semanas!
Frieira (tinea pedis)
A frieira é uma micose que se manifesta na pele dos pés, em geral entre os dedos. Ela é consequência da proliferação de fungos que se proliferam, de preferência, em ambientes úmidos e abafados.
Os sintomas mais comuns são rachaduras e descamações, sobretudo entre os dedos do pé. Porém, não são raros os casos nas partes laterais do pé..
Outro sintoma muito comum são coceira, sensação de queimação e pele avermelhada. O tratamento deve ser feito por um médico e inclui o uso de medicações, entre outras fungicídas.
Mas o uso do Emoliente MOSADAL pode, também, trazer bastante resultado pois com a remoção e eliminação de camadas de cêlulas mortas (nas quais o fungo se instalou) faz sentido, uma vez que nelas se encontram os fungos. Removidas essas camadas (finas!) um remédio fungicida fará mais efeito.
Para esse fim faz-se uma aplicação de apenas dois minutos nos locais afetados. Favor, não deixar agir mais do que dois minutos pois a pele nos locais entre os dedos é bem fina. Por isso aconselhamos no máximo uma só aplicação por semana!
Micose da unha (onicomicose)
A micose de unha é uma infecção causada por fungos que tem como consequência a mudança na cor, formato e textura na unha. Consequência disso é que a unha fica mais grossa, deformada e amarelada trazendo um acometimento das unhas.
Geralmente, o tratamento da micose de unha é feito com esmaltes fungicidas ou remédios fungicidas orais receitados pelo dermatologista, por exemplo Fluconazol, Itraconazol ou Terbinafina. Porém, o tratamento com MOSADAL, especialmente em estágios iniciantes, pode ajudar muito para trazer bons resultados.
Para esse efeito aconselhamos utilizar uma lixa (eletrônica) com a qual se lixa a unha. Em seguida faz-se uma aplicação com o Emoliente MOSADAL. Coloca-se entao uma camada fina de algodão na unha, a encharca com o Emoliente, deixando agir por 10 minutos. Em seguida raspa-se embora o material amolecido da unha com um removedor de cutícula. As partes acometicas devem ser cortadas com um alicate ou uma tesoura apropriada. Se a micose ainda não entrou muito fundo na unha, é possivel travar o acometimento da unha pela micose. Faz sentido utilizar um remédio fungicida em forma de gotas e aplicá-lo na unha após a aplicação.
Caso a micose já tenha alcançado o leito da unha, o tratamento deve ser mais diferenciado. Deve-se tomar um remedio dos acima descritos no mínimo durante tres meses. Normalmente essa combinação do uso de remédio com aplicações do Emoliente Mosadal traz o resultado desejado. Se isso não resolver, faz sentido então mandar extrair a unha acometida por um dermatologista. Feito isso, usa-se o Emoliente MOSADAL com aplicações semanais de apenas um a dois minutos para evitar que a micose volta a contagiar o leito da unho e a nova unha. Aconselhamos fazer uma "limpeza de higiene" com o Emoliente MOSADAL de mes em mes.
Observação: Garanta que o leito da unha não apresente rachaduras ou ferimentos quando feita a aplicação de higiene.
Verrugas
As verrugas são pequenas lesões na pele que são causadas por um virus diretamente transmitido de pessoa para pessoa.
Normalmente são benignas e são do tipo "vulgar". Aí, aparecem frequentemente em volta das unhas, ou ,quando do tipo "plantar", frequentemente instalam-se na planta do pé.
Facilmente verrugas podem afetar pessoas de todas as idades e muitas vezes desaparecem sozinhas, especialmente em crianças, sem nenhum tipo de tratamento. As pomadas com ácido salicílico podem trazer um certo resultado. Mas pelo teor de até 40% de ácido salicílico podem resultar na irritação da pele saudavel ao redor da verruga pelo agente do ácido salicílico, pois o tempo de exposição nesse tipo de tratamento é de várias horas.
Utilizando o Emoliente MOSADAL procede-se da mesma forma como no tratamento do olho de peixe:
Coloca-se um anel de um creme bem viscoso (por exemplo Hipoglós) em volta da verruga (essa tem que ficar sem creme!). Depois coloca-se um pedacinho de algodão e molha-o com algumas gotas do Emoliente MOSADAL. Deixa-se agir por 10 a 15 minutos. Ao tirar o algodao observa-se então que a verruga, na primeira camada, se transformou em gel. Raspa-se embora essa primeira camada amolecida. Depois faz-se uma segunda aplicação procedendo da mesma forma. Repitindo essas duas aplicações a cada semana, a verruga pode ser eliminada gradualmente. Dependendo do tamanho dela isso pode demorar um a dois meses. A grande vantagem deste tratamento é que não ocorre ferimento algum. Ao contrário de uma cirurgia (prática adotada com bastante frequência) não haverá nenhuma cicatriz causada pelo corte no tecido. A remoção da verruga se dâ aos poucos, bem suavemente, absolutamente sem ferimento. Evita-se a criação de uma ligeira cicatriz que comumente provoca o reaparecimento da verruga.
Saiba: Verrugas são alimentadas pelo sangue. Por isso é necessário tomar um remédio fungicida receitado pelo dermatologista.
Chulé
Chulé é o nome popular dado á bromidrose. Ela acontece nos pés, mais precisamente chamada podobromidrose e é causada pelo suor excessivo na planta dos pés. Às vezes é agravada pela produção de gases por bactérias (Rosanis Damarisensis) e fungos diversos.
Fator agravante sao asperezas, calos e calosidades pois sao o subrato ideal para fungos e bactérias responsáveis pelo mau cheiro.
Fazendo aplicações com o Emoliente MOSADAL a pele é limpa e tecidos mortos são eliminados até as últimas camadas. Em decorrência dessa limpeza cremes desodorantes e hidratantes são absorvidos muito mais eficientemente. A eliminação do substrato portador dos fungos e bactérias do chulé (pele áspera, calosidades ou calos) faz com que a pele limpa volte a ter uma respiração e circulação sanguínea normal. A pele se recupera e fica macia de verdade!
Antes de fazer as aplicações leia nossas dicas e advertências!











